data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Hasbaert (Diário)
Em Santa Maria, o lançamento da operação ocorreu na sede do 2º Esquadrão da BM, na Rua Darcy Fagundes, no Bairro Tancredo Neves.
ATUALIZADA: matéria atualizada às 19h07min em 31 de agosto de 2020
Em alusão aos 14 anos da Lei Maria da Penha, a Brigada Militar (BM) realizou nesta segunda-feira, a Operação "Marias", que visa fortalecer as ações de fiscalização no combate à violência doméstica e familiar contra mulheres. A operação ocorre em todos os municípios do Estado que contam com Patrulhas Maria da Penha.
Brique da Vila Belga ainda não tem data para retornar
A ação faz parte de uma série de atividades realizadas no mês de agosto. As guarnições da BM cumpriram mandados de prisão por descumprimentos de medidas protetivas de urgência, bem como, realizarão as visitas de fiscalização das medidas protetivas de urgência às vítimas. O ato busca impedir o aumento de crimes relacionados à violência de gênero feminino, contribuindo para reduzir ainda mais esses indicadores no Rio Grande do Sul.
Em Santa Maria, duas patrulhas que atuam na cidade realizaram, só hoje, 16 fiscalizações nas casas das vítimas. Já em Santiago, cinco fiscalizações foram realizadas ao longo do dia. Em todo mês de agosto, foram mais de 260 fiscalizações na cidade e 47 vítimas cadastradas.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Brigada Militar (Divulgação)
Guarnição da Patrulha Maria da Penha do 5° RPMon, em Santiago, atuando na Operação "Marias"
CAIXA LILÁS
Além de atuações que visam proteger as mulheres, a BM também lançou neste mês a campanha Caixa Lilás, que tem como principal objetivo arrecadar materiais, tais como, agasalhos, alimentos, kits de higiene e outros, e doá-los às vítimas de violência doméstica que são atendidas pelas Patrulhas Maria da Penha.
Receita paga nesta segunda restituições do 4º lote do Imposto de Renda
Com isso, além das fiscalizações, as patrulhas estarão auxiliando as vítimas com a entrega de alimentos, para as mulheres que tinham seus maridos como provedores do lar.
Em Santa Maria, o lançamento da operação ocorreu na sede do 2º Esquadrão da BM, na Rua Darcy Fagundes, no Bairro Tancredo Neves, de onde a equipe saiu para realizar as entregas e realizar a fiscalização. Foram doadas oito cestas básicas, 52 agasalhos e 12 kits de higiene para as mulheres.
Em Santiago, a ação é coordenada pela guarnição da Patrulha Maria da Penha do 5° Regimento de Polícia Montada (RPMon). Sete mulheres receberam doações de agasalhos, kits de higiene, além de brinquedos para seus filhos.
PATRULHA MARIA DA PENHA
A patrulha Maria da Penha é uma rede de proteção em combate ao feminicídio e demais violências contra as mulheres criada há oito anos. Elas são compostas de uma guarnição com pelo menos dois policiais - uma, preferencialmente, é mulher. Os policiais fazem o acompanhamento presencial das mulheres, após os deferimentos de medidas protetivas, com visitas nas residências ou em locais indicados pelas vítimas.
Em todo o Estado, são 84 patrulhas em atuação. Na região, existe em Santa Maria e Santiago.
As denúncias de violência doméstica podem ser feitas pelo número 190 ou pela Escuta Lilás no 0800 5410803.